segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A RESPOSTA DA GRAÇA







A doutrina da graça quando entendida perfeitamente é sem dúvida a melhor notícia que alguém poderia receber, ela torna penitentes pecadores, filhos do Deus todo poderoso. E como nos dias na qual foi anunciada por Cristo continua muitas vezes não sedo compreendida por muitos, mas o que vem a ser Graça? Como aplica-la a minha vida? Como viver uma vida com graça? Vamos a Bíblia, nela encontraremos as respostas!

O QUE VEM A SER GRAÇA? É a atitude (ou provisão) graciosa do Senhor para com o indigno transgressor da sua lei (Rm 3.9-26). Ela resulta da parte de Deus para com o pecador em: misericórdia (I Tm 1.2; 2Tm 1.2; Tt 1.4; 2 Jo v.3; Jd v.2I); benevolência (Lc 2.14b); paz (resultado da misericórdia de Deus no coração do homem); gozo (que é mais interior), bem como alegria, beleza e adorno espirituais que são mais externos (Rm 12.6).

ENTENDENDO A GRAÇA DE DIVINA.

Acredito que a melhor maneira que temos para entender bem a graça é vendo-a em ação através de Cristo, pra isso é de fundamental importância lermos o texto em Lc. 15. 12-29, uma história muita conhecida de dois filhos. O mais novo que comumente o chamamos de prodigo que significa “gastador” é alguém que não pensa, agi. E suas ações são muitas vezes trágicas, vejamos;

Ele Rejeita o lar, desconsiderando seu pai. Seu pedido é agressivo e quis dizer mais ou menos que para Ele seu pai estava morto. (V. 12). Podemos ver nele a ganancia. Dai-me a parte da herança que me pertence. Aparentemente buscava a independência e liberdade ao se dirigir para uma “Terra longínqua” que significa; Terra onde o pai não está, além de viver uma vida baseada na carnalidade. (Lc. 15. 13).

As consequências logo vieram; Ele passou a viver uma vida sem controle. (V. 13), por isso perde tudo. (V.14) e vai passar por necessidades. (V14). Interessante é entender o termo grego para necessidades; Husterreo que significa Sentir falta de; sentir necessidades, é muito mais do que sentir-se sem nada, é sentir-se um nada. E finalmente o fundo do poço, foi para onde nunca imaginanou. (V.15-16). “Em meio a porcos, uma atividade repugnante para os Judeus”.

No fundo do posso ele caiu em si, que é o mesmo que voltar à realidade. (V.17) Gr. Erchomai, Vir outra vez, voltar, retornar, o caos o levou a enxergar-se, mas não basta voltar a realidade, a única solução para mudança é Levantar-se. (V.18). “Após cair na realidade, o jovem dá o segundo passo, levanta-se”. Observamos também o arrependimento. (V. 18). “Quando seus filhos estão longe às vezes Deus cria situações para que eles sintam saudades de Casa” e diante Dele confessam seu erro. (V. 21). E lá ele reconhece seus estado, perdi tudo e o mais importante, perdi o direito de ser filho. E em desespero pede clemencia; já que não tenho mais diretos de filho quero ser um trabalhador. “Misthios = Servo contratado”. E ai enxergamos a graça em operação.

Um pai que ama tanto a seu filho que não apenas restitui tudo de volta, o recebe como antes. Não é um pai que apenas dar bens, antes, o restaura completamente, ISTO É GRAÇA. Enquanto ele merecia o castigo, e até uma pena severa (Dt. 21. 18-21), seu pai que sabia disto o abraça, protegendo-o de qualquer resquício de ira da comunidade, ISTO É GRAÇA. É dar ao pecador uma nova chance, um novo começo e devolver o que ele por livro escolha rejeitou; Roupas, sandálias e um anel que é um símbolo da família. 

O mais belo na graça é que ela provoca festa, uma festa não para comemorar os erros do filho, mas, seu retorno aonde está explicito o arrependimento. GRAÇA É A RESPOSTA DIVINA PARA UM CORAÇÃO ARREPENDIDO.

COMO APLICA-LA A MINHA VIDA? A graça é transação de Deus com o homem, absolutamente independente da questão de merecer ou não merecer. "Graça não é tratar a pessoa como merece (JUSTIÇA), nem tratá-la melhor do que merece (CONIVÊNCIA)", como escreveu L. S. Chafer; "E tratá-la graciosamente sem a mínima referência aos seus méritos.

Graça é amor infinito expressando-se em bondade infinita."

Esta graça esta acessível a você hoje, não importando o seu estado, lembre-se das palavras do Senhor proferidas pelo apostolo Paulo; Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor. Romanos 5:20,21

Deus te abençoe. 

Um comentário:

  1. Perfeito!!! Lembrei da aula sobre "Jesus" e sua maravilhosa graça. Já sinto saudades de suas aulas.
    Paz!

    ResponderExcluir