segunda-feira, 12 de março de 2018

Quando o caminho de volta é triste!




E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram. Lucas 24 v21.

O coração pesado, expectativas frustradas, sonhos mortos, medo, insegurança, lagrimas do coração aos olhos e um longo caminho de volta. Não, ainda não estou falando da nossa vida, estou falando de um episódio Bíblico chamado “caminho de Emaús” onde dois discípulos de Jesus estão indo a esta cidade totalmente sem esperança e desiludidos. Eles haviam depositado toda a sua esperança Nele, seus anseios e sonhos eram Nele, Jesus de Nazaré, Ele havia feito muitos milagres e coisas extraordinárias, mas a perspectiva deles estava apenas no âmbito físico entre estes a libertação do julgo romano, porem os próprios romanos o havia crucificado e esta cena mudou a visão dos dois discípulos, eles só conseguiam ver o obvio, mas teria uma nova experiência, o caminho triste é o caminho da experiência e de novas perspectivas!

Outra pessoa também seguia e de repente entra na conversa dos dois e lhes pergunta o motivo de sua tristeza, então aproveitando o momento a outra pessoa “Jesus” que ainda não havia sido identificado por causa da tamanha tristeza que eles sentiam, começou a explicar-lhes a necessidade do Messias padecer e assim alcançar a gloria. Em dado momento eles chegam a um lugar e eles o convidam para ficar com eles para jantar, Ele aceita e quando está à mesa uma cena se repete; o Pão erguido aos céus! Sendo abençoado, seus olhos são abertos e eles veem, é Jesus, Ele realmente está vivo! Mas ao percebê-lo Ele simplesmente desaparece. Reanimados eles voltam a Jerusalém.

E nós, quase sempre estamos caminhando por caminhos semelhantes, nossas expectativas colocadas Nele, nossos sonhos entregues a Ele, nossos planos e anseios depositados em suas mãos, porem quando estes sofrem qualquer alteração que não esperávamos começamos a duvidar e logo pensamos que terminou. Na realidade isso é comum a nós, porem saiba que quem entregou a Jesus um sonho, uma expectativa deve confiar que Ele sabe as alterações necessárias para que o plano seja ainda melhor, hoje gostaria de convida-los a entender que nada acontece sem a permissão de Deus, Ele conhece a cada um de Nós, não esqueça; o caminho triste é o caminho da experiência e de novas perspectivas!

Deus nos abençoe!


4 comentários:

  1. É professor, as vezes desobedecemos a ordem de ficar em Jesrusalém, ao invés disso, acabamos indo pra Emaús, mas mesmo assim Jesus vai a nossa procura...

    ResponderExcluir
  2. Excelente reflexão, professor Jônatas!

    ResponderExcluir