O plantio é o principio para se colher, o buscar é o principio para quem quer encontrar alguma coisa, e quem precisa de água tem que cavar. É claro que hoje com a facilidade que temos em casa com água encanada ninguém vive cavando poços por ai, porem um poço nos tempos bíblicos principalmente na época dos patriarcas era algo fundamental para a vida e sua subsistência. Estes dias venho pensado muito sobre um texto muito conhecido da Bíblia que está em Gêneses cap. 28. 12-22. É uma historia de conquista.
• Isaque incomodou muito porque cresceu Versos 12-14. Muitas vezes as pessoas não ficam felizes com o crescimento de alguém, vê-lo prosperar o faz ficar com inveja e muitas vezes rancor.
• Ao crescer em terra estranha, e por ter a benção do Senhor foi aconselhado a deixar aquela terra; Gostaria de comentar esse texto da seguinte forma; “Vamos tira-lo daqui pra ver se ele prospera”, esquecendo eles que o bem maior de Isaque iria com Ele aonde Ele fosse. Verso 24, “Nosso Deus”.
• Isaque vai em busca dos poços do seu pai Abraão, que os filisteus haviam tapado Verso 18. Isaque sabia aonde procurar água, ele não ficou desesperado.
• A perseguição continua, os pastores de Gerar não queriam que Isaque usasse a água que lhe pertencia, houve certa discussão ente os servos de Isaque e os pastores de Gerar, mas Isaque sabia que onde Ele cavasse Deus daria água. Por duas vezes eles cavaram os poços e perderam, “perderam para ganhar”.
• Por fim eles cavam mais um poço, e a Bíblia diz que Eles não apenas acharam água, mas um lugar para crescer, Verso 22.
Gostaria de compartilhar com meus amigos a seguinte reflexão depois de expor esses pontos. Não se preocupe se alguns se incomodam com sua prosperidade espiritual, financeira, material, lembre-se “não é o lugar aonde você esta que determina a benção, mas a presença de Deus em sua vida”; se tentarem derruba-lo ou mandarem para longe para tentar destruir sua vida não se preocupe, Deus vai junto; Não podemos esquecer também que Deus recompensa nossos esforços, se for preciso cave, busque, faça o possível e Deus fará o impossível; Para finalizar saiba que Deus está com você, e mesmo em meio às perseguições continue esforçado, o mais importante não é o que temos ou quanto temos, e sim quem temos ao nosso lado.
Deus está ao nosso lado.
Deus abençoe a todos os leitores. Jônatas Fernandes