terça-feira, 29 de agosto de 2017

O SEGREDO É DEIXAR DEUS FAZER!




Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus. Ester 4. 14ª

Toda grande história de milagres é precedida de dores, apertos e desesperança! Quando olhamos para os personagens Bíblicos devemos enxerga-los como alguém igual a nós, eles também se sentiram em grandes dificuldades e sem saídas, mas aprenderam que a melhor coisa da vida é deixar tudo nas mãos de quem pode resolver; DEUS!

A passagem que meu coração me levou a escrever estas linhas hoje não é diferente. Apenas notícias negativas, e para piorar não existia nenhuma maneira de solução, era um edito assinado com a autoridade do rei da Pérsia, que não se podia voltar atrás; mas quem disse que Deus não pode? O segredo é deixa-lo fazer! Em um momento de desespero Mardoqueu corre para Ester numa tentativa de solucionar, e descobre que ela não poderia fazer muita coisa, infelizmente há momentos que ninguém pode nos ajudar. O mais lindo em toda a passagem é a confiança de Mardoqueu no livramento que viria, ele não sabia de onde nem como, mas afirma; O livramento virá!

Com o passar dos dias, as coisas parecem piorar, seu inimigo é honrado cada vez mais e agora planeja seu fim. E o livramento?  Vai vir de onde? Creio que estas indagações passaram na mente dele, “passam nas nossas”! Mas Deus conhece a maneira de levar seu nome a ser glorificado, este é objetivo para Ele agir na vida de alguém! As coisas estavam piores do que Mardoqueu sabia, ele nem tinha ideia da forca preparada para ele, mas Deus viu! Deus sempre está atento para preservar a idoneidade e integridade de seus filhos inocentes, muitas vezes nem estamos vendo, mas Deus está trabalhando.  

Durante uma noite, Deus resolveu tudo! Tirou o sono do Rei e quando Hamã veio para pedir seu fim, o rei já tinha outros planos para Ele! A maldição tornou-se em benção! A morte em vida e Deus mais uma vez foi glorificado. Amigo, saiba você também que Deus está cuidado de nossas vidas, sei que muitas vezes as lutas se tornam insuportáveis, mas nada foge do controle de Deus. Seja fiel, permaneça crendo e na porta, que Deus vai agir quando menos esperarmos. Deixemos que Ele trabalhe... 


Deus nos abençoe. 

terça-feira, 22 de agosto de 2017

POR QUE DEUS NÃO FAZ DO JEITO MAIS SIMPLES? ELE NÃO ESTA ME VENDO CHORAR?




Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. João 11:21

Quase todo ser humano é prático e sabe como resolver seus problemas. Temos saídas para quase tudo, elaboramos planos mirabolantes e meios para os quais nos livraremos de situações incomodas e dos “quadrados” em que muitas vezes nos encontramos. A vida é cheia de degraus, um após outro, e parece que na caminhada de fé com o Senhor quando damos os primeiros passos e olhamos para trás, nossos degraus anteriores foram retirados e descobrimos que o único caminho é para frete e para cima.

Inquietude nos define, somos praticamente isso em essência, nossa vida se resume muitas vezes as agruras e por isso esquecemos “momentaneamente” do cuidado de Deus e de suas promessas, e isto nos destrói por dentro. Fazemos cálculos, olhamos o relógio e calendário, observamos o tempo passar e por não “ver nada” nos aterrorizamos e já sentimos o prenuncio de que tudo está para acabar! E as vezes o fim é tão real que precisamos até “enterrar” sonhos, projetos e Lázaros.

A vida destas duas jovens não estava fácil, seu irmão era o grande responsável por elas. Em todas as narrativas Bíblicas que aparecem, não se mencionam parentes nem ao menos pai e mãe delas, e agora seu irmão está com uma doença gravíssima aonde se pode ver a morte de perto. A pessoa mais próxima é seu grande amigo JESUS, sem demora, elas pedem ajuda, e Ele promete chegar e manda dizer que aquela enfermidade não era para morte, mas para a gloria de Deus! Porem quando a mensagem chega, Lázaro já havia morrido e a mensagem não fazia mais sentido. O enterro foi dolorido, colocar uma pedra para fechar foi pior ainda, mas a maior frustração era pensar que se Jesus tivesse chegado “a tempo”, a história seria outra. Ah! Por que Ele não fez da maneira mais simples? Era só chegar, estender as mãos, fazer uma oração e tudo certo. Paresse que posso ouvi-las, elas não eram tão diferentes de nós...

Como Marta e Maria, também passamos por momentos aonde o assunto poderia ser resolvido de forma mais simples, ou seja, do nosso jeito, mas quase sempre nossos planos colocam Deus em segundo plano e nós em primeiro. É como se Ele fosse apenas um mordomo que facilitasse as coisas, mas Ele é Deus. Seu grande proposito em nos ajudar é demonstra seu poder, autoridade e gloria, não apenas para nós, mas através de nós.  A questão é que infelizmente como Marta e Maria não entendemos o recado direito, Jesus não disse que viria e que seria simples, Ele disse que viria para manifestar a gloria de Deus, e para ver a gloria de Deus, geralmente precisamos estar com os olhos molhados.

Nossas lagrimas quase sempre são caminhos que nos fazem enxergar a Gloria de Deus. Foi assim com Abraão, José, Ana, Davi e tantos outros. Não será diferente comigo e com você! Por enquanto, tente ficar tranquilo e permita que a gloria de Deus seja manifestada em sua vida, mesmo que para isso nós estejamos chorando hoje...  


Deus nos abençoe, e nos guarde!  


quinta-feira, 17 de agosto de 2017

UMA VITÓRIA PARA ERGUER OS CAÍDOS!



E, estando ele ainda falando com eles, eis que vinha subindo do exército dos filisteus o homem guerreiro, cujo nome era Golias, o filisteu de Gate; e falou conforme àquelas palavras, e Davi as ouviu. Porém todos os homens em Israel, vendo aquele homem, fugiram de diante dele, e temiam grandemente. 1 Samuel 17:23,24

Os tempos são outros, mas infelizmente muitos continuam com o mesmo habito e atitude; fugir dos gritos dos Golias modernos. Na realidade tudo isso demostra infelizmente nossa incapacidade de lidar com nossos gigantes, as vezes aparentemente esquecemos a quem servimos e focalizamos nosso olhar nos problemas, no inimigo e supervalorizamos eles em detrimento ao que Deus é, e pode fazer! É uma questão de confiança, ou se tem ou não, e quando não se tem o “melhor” é correr, fugir, sumir.

Mas, o que faz alguém permanecer em pé diante de um gigante? O que faz um ser humano lidar com ele como se fora um simples “cão”, conforme ele mesmo afirma; “Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. (1 Sm. 17:43)”. O que faz alguém em vez de temer e desistir, enfrenta-lo, e correr para chegar mais perto dele para acerta-lo? A resposta você já conhece; CONFIANÇA EM DEUS! Davi mesmo jovem entendeu que na realidade a guerra contra inimigos maiores e mais poderosos é a melhor maneira de tornar Deus conhecido; “E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão. (1 Sm. 17:47)”.  E sua vitória serviria para erguer outros que aparentemente desistiram de lutar ao enxergar o tamanho do problema. “Então os homens de Israel e Judá se levantaram, e jubilaram, e seguiram os filisteus, até chegar ao vale, e até às portas de Ecrom; e caíram os feridos dos filisteus pelo caminho de Saaraim até Gate e até Ecrom. (1 Sm. 17:52)”.

Poderíamos tirar várias lições sobre esse episódio, mas acredito que a melhor delas é que podemos confiar em Deus contra nossos gigantes. Sim! Ele gosta de derruba-los, pois, fazendo isso Ele (O Eterno) será conhecido e outras pessoas passarão a confiar Nele. Nossa vitória na realidade é a vitória de Deus, nossa luta, pertence a Ele também, desde o dia que entregamos nossa vida para que Ele a controlasse! Gigantes existem não para humilhar o povo de Deus, mas para revelar os “Davis” que serão usados por Deus para derruba-los, e também para erguer os filhos de Deus que aparentemente deixaram de confiar Nele.

Levante-se Davi, você tem um exército para encorajar, a pedra é um mero detalhe, sua funda também! Quem faz o gigante cair ainda é Jeová! Ele é nosso escudo e fortaleza! E então, vamos à luta?


Deus nos abençoe e nos guarde! 

Jônatas Eder